Heraeus Electro-Nite monitoramento e controle consistente de metal fundido.

A indústria de fundição de metais está se tornando cada vez mais inteligente. Conecte-se com seu metal fundido!


A indústria global de fundição está enfrentando maiores exigências de investimento em combinação com as mudanças tecnológicas. A necessidade de soluções que satisfaçam as necessidades de medição, monitoramento e controle do metal fundido durante as principais operações de manuseio do metal fundido, é de primordial importância para as fundições que operam em um ambiente competitivo global crescente, onde o acesso a informações fiáveis e on-line do processo é um fator chave de sucesso.

A Heraeus Electro-Nite tem estado na vanguarda do desenvolvimento de sensores, expandindo e melhorando constantemente a gama de medições disponíveis, resultando nas sondas descartáveis e não descartáveis de hoje, confiáveis e fáceis de usar e instrumentação associada que ajudam o fundidor a alcançar uma qualidade consistente do metal fundido, resultando em melhores custos de produção.

Há três operações principais durante o manuseio do ferro fundido em uma fundição:

- A primeira operação é a fusão das matérias-primas (normalmente ferro-gusa, sucata de aço e retornos), o balanceamento da composição química e a regulação de temperatura.

- A segunda operação é o tratamento por elementos de alta afinidade com o oxigênio (tipicamente Mg ou Ca) para diminuir o conteúdo de elementos ativos (como O, S) e controlar a forma da grafite; e/ ou a adição de liga inoculante para promover locais que favoreçam a nucleação da grafite.

- A terceira etapa é o vazamento do metal fundido nos moldes para produzir peças fundidas. A consistência da qualidade das peças fundidas depende de um metal fundido adequado antes de ser vazado para os moldes.

Nossas ferramentas de sistemas de controle de processo incluem:

- PhaseLab - software de análise térmica baseado em processador de computador. Aplicável ao Ferro Cinzento, Ferro Nodular, Ferro Compacto/ Vermicular (e Alumínio).

- Cast Iron Navigator - software de controle de processo que documenta e gerencia o processo de produção. Aplicável ao Ferro Cinzento, Ferro Nodular e Ferro Compacto/ Vermicular.

- TreatMaster - máquinas de alimentação e dosagem de fios que automatizam a operação de tratamento e minimizam a influência humana

A análise térmica é um método bem comprovado comumente usado na fundição de ferro para um controle rápido, preciso, confiável e de baixo custo no chão de fábrica. Permite determinar o conteúdo de carbono equivalente (CEL), grau de saturação (Sc), carbono (C) e silício (Si) na maioria dos tipos de ferro. Outras aplicações de análise térmica são a determinação do sub-resfriamento eutético (UK) para controlar o grau de inoculação, propensão ao carbeto, nodularidade, densidade das partículas de grafite, relação perlite/ferrita, classe do tipo de grafite e propensão à porosidade.

O software Cast Iron Navigator dá instruções passo a passo durante as três principais operações do processo de fundição de ferro fundido. Ele reúne dados de análise térmica, análise química, temperatura e sistemas de dosagem para avaliar o estado do metal fundido e recomenda ações para obter um resultado ótimo de fundição. O software produz índices de qualidade do metal fundido baseados em análise térmica, ou seja, um Índice de Inoculação e um Índice de Magnésio/ Nodularidade. O Índice de Inoculação avalia a qualidade do tratamento de inoculação; o Índice de Magnésio/ Nodularidade avalia a qualidade do tratamento de magnésio.

Controlado pelo software Cast Iron Navigator, o TreatMaster combina adições a granel e tratamento com fio, facilitando o tratamento de múltiplos tipos de ferro fundido e permitindo uma documentação completa do processo de tratamento.

Os sistemas de medição e controle da Heraeus Electro-Nite estão " falando uns com os outros" para que as fundições possam monitorar o metal fundido e identificar problemas potenciais antes que eles surjam, detectando anomalias que de outra forma poderiam ser ignoradas, agregando valor e permitindo que nossos clientes operem com os mais altos níveis de qualidade e eficiência.


Para mais informações:

Heraeus Electro-Nite GmbH & Co. KG:

info.electro-nite-mg.de@heraeus.com

+49 2161 94 8869-0

Heraeus Electro-Nite Instrumentos Ltda.:

info.electro-nite.br@heraeus.com

+55 11 3579 9300

108 visualizações0 comentário